O desenvolvimento de força e resistência muscular, principalmente de membros inferiores, são os principais resultados imediatos de quem pratica bike indoor. Segundo o professor da Braavos Indoor, Ariel Abrahão, esses benefícios estão associados às diferentes estratégias de estabilização e equilíbrio que exigem a prática.
"Devido ao condicionamento aeróbico e anaeróbico, a bike auxilia bastante na saúde cardiovascular do praticante, aumento de autoestima, sociabilidade, humor, redução de ansiedade, depressão e estresse", comenta o professor.
Além disso, o treino em comunidade, com emoção e a segurança de não se expor ao trânsito e, ainda, com ambiente climatizado e músicas que estão dentro do seu repertório. Entenda melhor seis destes benefícios, confira a lista!
Segundo Ariel a comunidade ajuda cada um ir além, com menores chances de desistência. Quando cada desafio é superado, o grupo celebra a vitória do colega. Isso motiva a continuidade e que mais etapas sejam alcançadas. Praticar os treinos em comunidade é também trabalhar o senso de equipe a autoestima de cada membro envolvido. "Além da sala de aula, os alunos passam a admirar e torcer uns pelos outros na vida também", comenta o professor.
Tão importante quanto qualquer outro beneficio, a melhora da postura é um dos mais evidentes benefícios de uma pessoa que pratica esta atividade. É preciso manter a atenção constante durante o treino, sendo assim, entre as considerações mais importantes, pedalar de forma suave e constante, além de manter os joelhos ligeiramente dobrados e os pés paralelos ao chão, são alguns dos cuidados importantes para melhoramento de postura na bike. Com a consciência corporal adquirida com o pedalar, a postura tende a ser mais eficiente e saudável.
Manter o ritmo dos exercícios é um dos maiores desafios para qualquer tipo de treino. No entanto, com a bike indoor, além de uma melhor noção do ritmo e consciência corporal em cada intervenção que os professores fazem com os alunos, é possível ver diretamente a melhoria em cada nova aula, cronometrando o tempo e o comparando sempre que possível. A evolução do ritmo tende a chegar de forma imediata, mesmo que, para cada aluno, essa estimativa seja diferente. Cada aluno no seu ritmo, mas, em cada aula, um pouco melhor do que na anterior.
Com os treinos de bike indoor, a resistência física se destaca como uma das grandes aliadas para ter resultado não apenas nas próprias aulas de bike, mas também na associação de outros exercícios físicos. Com o condicionamento melhor, a resistência estabelecida, qualquer performance ganha melhor desenvolvimento. A bike testa os limites, mas mais do que isso, os melhora naturalmente.
Com a constância dos treinos de bike indoor, a disposição tende a crescer no decorrer dos dias. Entre relatos de alunos, logo no primeiro mês, é perceptível o crescimento da autoestima, disposição para realizar atividades, redução de ansiedade e auxilio ao combate de sentimentos melancólicos e que travam o andamento de outras atividades cotidianas.
Consequente da constância da prática da atividade física, estimulada pelo treino em comunidade e o alto gasto calórico por aula, a bike indoor é para muitos a porta de entrada para o
processo de emagrecimento, especialmente quando combinado com uma alimentação balanceada.